terça-feira, 20 de abril de 2010

Geração Y

Comportamento e Características da personalidade
Entre 1978 e 2000, surge a geração y, conhecida por inúmeros adjectivos que a tornavam uma geração, essencialmente, citadina e globalizada. Cresceram durante a globalização e com as novas tecnologias, sendo a Internet a maior e a mais importante ferramenta de desenvolvimento.
Foi nesta geração que surgiu o telemóvel, considerado, actualmente, como o maior vicio dos que ingressam esta geração.
Em termos comportamentais são caracterizados como um grupo de pessoas, extremamente, independentes como se constatava na liberdade, principalmente, em sair a noite. Eram optimistas por natureza, objectivos e com uma vida social bastante activa. Mais liberais não só moralmente como nas atitudes que tomavam.
Este grupo que, pertence a geração Y, rege-se, essencialmente, por quatro valores:
• Autenticidade;
• Respeito;
• Honra;
• Desenvolvimento Pessoal.

Desejavam constituir uma família, apesar da separação se ter tornado mais normal que excepção. Tem pouca ou nenhuma experiencia de trabalho, embora exerção múltiplas tarefas devido aos hobbies.
Por fim, esta é uma geração comodista que nunca teve necessidade de lutar, para obter os bens materiais que desejava.

Acontecimentos marcantes
Para a geração Y muitos e diversos são os acontecimentos marcantes ocorridos, e que a essa geração irão sempre ficar conotados.
A nível político este período de tempo foi marcado pela apoteose e final (1991) da Guerra Fria, que criou um mundo bipolar, dividindo-o ente os EUA, capitalistas, e a União Soviética (URSS), que defende o socialismo; o fim do Apartheid (1994), uma espécie de divisão racial criada em 1948 na Africa do Sul, e que só é liquidado aquando da eleição de Nelson Mandela como presidente deste pais; o atentado terrorista ao World Trade Center organizado pela al-Qaeda, em Setembro de 2001, que apesar de chocar tudo e todos tem um efeito mais marcante nesta geração; e a Guerra do Iraque, conflito iniciado em 2003 com a invasão por parte dos EUA nesse pais do Médio Oriente. Ainda num contexto político é necessário mencionar a eleição do democrata negro Barack Obama como presidente dos EUA em 2008 e a entrega do Nobel da Paz a este, um ano depois; a declaração da independência de Timor Leste, em 2002, e ainda a Conferência pró-ambiental ocorrida em Dezembro de 2009 em Copenhague.
Em termos de falecimentos, a Geração Y irá ficar marcada pela morte de Princesa Diana, em 1997, de, no ano seguinte, Madre Tereza de Calcutá, do, Papa João Paulo II, em 2005, e do óbito do ídolo pop Michael Jackson
Em relação a Portugal, foram alguns os acontecimentos importantes ocorridos, como, em 1998 a realização da EXPO’98 em Lisboa e a inauguração da Ponto Vasco da Gama; a entrega, também nesse ano, do Nobel da Literatura ao escritor Português José Saramago; a introdução no mercado da nova moeda Euro, em Janeiro de 2003; e a realização do Campeonato Europeu de Futebol (UEFA Euro) em 2004, no nosso pais.








Também a nível nacional, mas num âmbito de crime e tragédia, são relembrados a Tragédia de Entre-os-Rios, com a queda da ponte que ligava Castelo de Paiva a Entre-os-Rios, em 2001, ainda nesse ano, o Massacre de Fortaleza, que consistiu no assassinato de 6 Portugueses no Brasil; e o muito publicitado desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann no Algarve, em Maio de 2007.

Conquistas Sociais Importantes

Aumento de estudantes Universitários
Entrada feminina nas Universidades
Igualdade de Gerações
Alargamento das Licenças Parental – o que constitui um novo conceito de familia
Liberalização do Aborto

Relação com o Trabalho
Hoje em dia existe uma crescente tendência para a introdução de jovens nas empresas.
E, posto isso, levanta se a grande questão de: “Porque se os mais velhos tem maior sabedoria?”
A questão é mesmo essa, para os jovens, progredir não é subir de posto nem ganhar mais, mas sim aprender novas coisas, o que vai facilitar as empresas em inúmeros aspectos, como as remunerações que lhes têm de pagar.
Entusiasmados com a ideia de ter um emprego, esta é uma geração que não tem preocupação com o lugar que ira trabalhar, nem com a carga horária.
São os primeiros a conseguir trabalhar bem com pessoas de qualquer lado do mundo, o que se revela nos resultados nos estudos a esta geração, o seu alto valor de colaboração.
“Não há hora nem lugar” é expressão capaz de caracterizar este grupo de pessoas, uma vez que, para eles, os dias úteis são misturados com feriados e fins de semana, isto é, vivem intensamente o trabalho, não conseguindo separa-lo da sua vida quotidiana e pessoal.
Capazes de aprender coisas novas, praticantes de multi-task – realizar varias tarefas ao mesmo tempo-, ambíguos nas suas decisões, focados em resultados de curto prazo, quando saem das faculdades, em contrapartida à existência de poucas oportunidades, já vem com a ideia de montar o seu próprio negocio, ate mesmo com seu grupo formado nas faculdade, como garantia de sucesso.
Sonham ser empreendores , pois gostavam de ser promovidos a director; gerentes e estagiários ao mesmo tempo, sinonimo de quanto mais trabalho mais resultado e relização a todos os níveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário