terça-feira, 20 de abril de 2010

Geração X

Comportamentos e características da personalidade

Geração X termo utilizado para caracterizar a geração perdida.
O X significa o desconhecido, o vazio, a interrogação e conota-se com a falta de personalidade própria do grupo. Já como é representado na matemática, o X, é algo sem nome, sem valor, algo que ainda não foi revelado ou não foi descoberto. Geração sem identidade, preferiam seguir o mesmo caminho dos seus antepassados.
Viviam um antagonismo, pois tão depressa atingiam valores elevados de auto-confiança, como de negatividade. Reconhecem as suas capacidades no trabalho e graças a ele tornam-se independentes, principalmente, em termos financeiros, o que lhes proporciona o ingresso destes em todos os seus hobbies, e fortalece a sua preocupação com a aparência.
Saem regularmente a noite como modo de se abstraírem da sua vida quotidiana. Filhos de pais separados, ou com carreiras profissionais, não nutrem o desejo de ter filhos, o que revelam desde sempre uma família mais pequena e sem estrutura.
Por fim, conclui-se que esta é a que estabelece a barreira entre as duas gerações tradicionais, e as duas novas conhecidas como liberais. Assim sendo, esta é a geração de mudança.

Relação com o Mundo do Trabalho

Os grupos de pessoas que caracterizam esta geração, são geralmente, chamados de líder no mundo do trabalho. Obtêm cargos elevados dentro de uma empresa, de forma rápida, graças a sua competitividade saudável. Assumem desde sempre a sua pouca formação na área de trabalho, e garantem, assim, o preferir. Uma vez com níveis altos de auto confiança, com rápida capacidade de aprendizagem e com boa ligação à alta tecnologia, garantem no seu trabalho criatividade, inovação e resolução rápida de problemas.
É uma geração desconfiada por natureza neste mundo. Varias vezes alvos de despedimentos, nunca garantem lealdade á sua empresa depois do acontecimento. Não consideram importantes, então, manterem-se um grande período de tempo no mesmo local, mas assumem preferência por bónus e recompensa por seu trabalho.
Tal como os seus pais, exercem a força do trabalho, mas neste caso, ao lado das novas tecnologias, incluindo o computador portátil, fax e Telemóvel.
São realistas em relação ao que o mundo do emprego tem para oferecer. Trabalham para viver, e não, viver para trabalhar.
Neste campo, gostam de ser eles a descobrir as coisas por conta próprias e tem como principal objectivo e preocupação, a sua boa relação com o chefe.

Acontecimentos Marcantes

Todos aqueles que pertencem à Geração X recordam certos acontecimentos históricos que acabaram por marcar toda a geração influenciando-a.

Três dos mais importantes acontecimentos são a chegada do primeiro homem à Lua, em 1969, que estabeleceu-se como um marco na corrida espacial entre os EUA e a União Soviética, o fim da Guerra do Vietnam, que durou 16 anos; e ainda a queda do muro de Berlim, que apesar de ter ocorrido em 1989, vai afectar directamente esta geração.





Em território Nacional, a entrada de Portugal na União Europeia estabelece-se também como um momento importante, visto significar mudança e transformação.

Num contexto cultural, a Geração em questão estabelece como importantes as mortes de três grandes ídolos da música de então: em 1977 a morte de Elvis Presley, conhecido rei do rock; um pouco mais tarde, em 1980, o surpreendente assassinato de John Lennon, um dos integrantes da banda sensação The Beatles, quando este se encontrava no topo da sua carreira; e a morte de Kurt Cobain, lider da banda de grunge Nirvana, em 1991.

Destaque também para o atentado ao Papa João Paulo II, que sofreu uma tentativa de homicídio a 13 de Maio de 1981.

2 comentários: