terça-feira, 20 de abril de 2010

Geração Millenium

Comportamentos e Características da personalidade

É uma geração marcada pela liberdade de escolha e criação da sua própria identidade sem conotação religiosa, sexual, familiar, social… A sua relação com os pais é uma relação de amizade, o que faz com que muitas vezes, seja quebrada a barreira tradicional e convencional do respeito e autoridade pelo mais velho.

Apesar de muito protegidos, no sentido em que lhe é ocultado as problemáticas sociais existentes no mundo, a sua adaptação à vida é uma controvérsia do real pensamento dos pais, pois apesar de tudo, não se impõe em nada do que eles queiram fazer. Existe, assim, uma certa dicotomia entre “esconder para não sofrer” e o “deixar fazer”.
Vistos como pessoas impacientes e confusas, vêem o mundo à sua maneira. Para eles ter uma carreira de sucesso e estudos formais é tudo muito vago. Fazem de dinheiro, um estilo de vida, o que os torna mais consumistas, pois tem tudo da última geração.

A sua perspectiva alternativa, a sua criatividade e inovação, a sua elevada auto estima e a sua certeza absoluta de que sabem tudo, torna-a uma geração totalmente diferente e inovadora do que tinha vindo a acontecer ate aquela altura.
Num âmbito diferente, as crianças desta nova geração, são mais preocupadas, a nível humanitário, com questões ambientais, sendo desde cedo instruído práticas pro-ambientais, como a reciclagem, a poupança da água.
A nível social, esta é a geração que teve o mais fácil e prematuro acesso á vida sexual. Estamos a falar de não só da introdução da disciplina nas escolas como os acessos a sites. Liberdade essa, que em mais de metade das vezes, traz resultados negativos e marcantes a estas crianças e às suas famílias.
Vivem muito virtualmente, não só através dos jogos virtuais como também devido a jogos, não on-line, mas que os miúdos podem programar deste sempre a sua vida social, tornando os pessoas menos ouvintes e mais egocêntricos, não sabendo trabalhar em grupo.
Ficam, assim, vistos como crianças que crescem com dificuldades de concentração em assuntos importantes para uma vida futura pessoal e social.

Conquistas Sociais

No inicio deste século, varias foram as conquista sociais relevantes para o pais, mas que em nada, marcaram a geração Millenium. Esta é uma geração que é marcada por conquistas sociais que envolvam, maioritariamente, as crianças. Assim, a grande conquista desde século, foi o Magalhães, que em tudo ajuda por miúdos fora das aulas e até mesmo em casa, dando lhes abertura fácil, desde cedo, ao mundo da tecnologia.
O inglês como obrigatoriedade desde a 1ª classe, foi aceite por parte do Ministerio da Educação e foi, de todo, considerado uma das maiores conquistas sociais da actualidade.
Devido aos problemas existentes na sociedade, deu entrada nas escolas, a disciplina de Educação Sexual, o que veio revolucionar o ensino, uma vez que não era uma disciplina implementada por vontade de todos.


Acontecimentos Marcantes

Por ser constituída por pessoas ainda muito novas (esta Geração nasce em 2000), é difícil mencionar acontecimentos que marquem esta geração. Assim sendo, agrupamos um conjunto de acontecimentos diversos, que já significam algo para esta novo grupo geracional: a crise económica mundial, que implica uma mudança e formatação de comportamento por parte de todas as faixas etárias; o ultra-publicitado Vírus H1N1, também conhecido como Gripe A, e que levou a um estado de quarentena; o terramoto no Haiti, em Janeiro de 2010, que sensibilizou uma audiência global e que alertou para os problemas ambientais; e a catástrofe na Madeira, em Fevereiro de 2010, que destruiu a região autónoma e chocou os Portugueses. A nível desportivo, é relevante mencionar o facto do jogador de futebol Cristiano Ronaldo ter sido considerado o melhor jogador do mundo, no ano de 2009, que é também a data da realização dos Jogos Olimpicos de Pequin. Ainda por acontecer, mas já muito comentada, é a vinda do Papa Bento XVI a Portugal, em Maio de 2010.

Relação com Trabalho

Considerados crianças, tem comportamentos opostos aos que hoje em dia pertencem á geração Y na idade deles.
A sua relação com o mundo escolar, não é de veras positivo. Habituados a ter tudo, não acham importante atingir valores positivos nos resultados dos testes, por saber não terem represálias.
Desde sempre com acesso fácil a tudo, ganham outros interesses, que não o de estudar. A sua carga horária aumenta em 2 aspectos essencialmente, tanto a nível das horas dentro de uma sala de aula, como resultado no dia. Se antes, as aulas eram so de manha ou de tarde, agora acontecem todo o dia, o que leva a que exista mais disparidade do que realmente se passa na sala de aula. Postos a fazerem os hobbies, como actividades extra-curriculares, chegam a casa, extremamente, cansados o que não os leva a fazer as suas obrigações, o que se reflecte nas notas.
No entanto, são eles que encontram agora as melhores condições de estudo, tanto a nível de aprendizagem mais meios de pesquisa, como com o melhoramento das escolas, apesar de não darem importância e terem atitudes de maior rebeldia.
Assim, prevê se que esta relação com o trabalho, de valores mais negativos no sentido dos resultados finais.

1 comentário:

  1. No texto acima diz que: a grande conquista desde século, foi o Magalhães...
    Quem foi Magalhães ao qual se refere o texto?

    ResponderEliminar