terça-feira, 20 de abril de 2010

Geração Baby Boomer

Comportamentos/Características da personalidade

Intitulados por serem a “maior geração”.
Crescidos em frente à televisão, desde sempre adoptaram características diferentes da anterior, embora a sua educação depois os encaminhasse a atitudes semelhantes da geração passada.
Filhos dos veteranos da segunda guerra mundial, lutam por uma causa, embora não procurem problemas. Caracterizava-se esta geração, pela que “mudou o mundo”, talvez devido à ambição que trazem com eles. São pessoas que gostavam de desafiar o sistema, o que os tornava conhecidos como um grupo anti-regras e regulamentos.
Eram cépticos em inúmeros acontecimentos ou ocasiões que lhes eram apresentadas; o que os tornou a geração EU, pois confiavam apenas neles até quase exclusivamente, usando como slogan: “não confio em ninguém com mais de trinta anos”. Era nesta geração que era bem visível os aspectos que favoreciam as mulheres ou as crianças como o cavalheirismo e a dedicação. O relacionamento dos homens entre si, era bem prestável e socialmente positivo, devido a camaradagem existente.
Uma vez conhecidos por “workaholic” – viciados no trabalho – a camaradagem entre colegas ajudava bastante, visto que o trabalho realizado, não era o mais apropriado e facilitado em termos físicos. Trabalhadores e responsáveis, achavam que só eles sabiam o que faziam, o que não dava, assim, abertura fácil as mulheres no mundo do trabalho.
Comparativamente a geração anterior, esta foi a primeira a ser jovem, pois casaram e começaram a ter filhos cada vez mais tarde, o que também proporcionou com que os boomers cuidassem dos seus pais, mais do que os seus pais cuidaram deles.
Com o passar do tempo este grupo de pessoas tornou-se mais instruído, levando a uma maior ligação por parte desta geração a política, uma vez que se tornaram, assim, cidadãos intervenientes.
A esperança média de vida aumenta, atingindo naquela altura, os 80 anos, algo que começa a ser comum nas próximas gerações.
Ficaram conhecidos, como a geração de grandes consumidores, principalmente, pela parte jovem da mesma.


Acontecimentos Marcantes
Durante o período de tempo entre 1946 e 1964 muitas foram as mudanças políticas (e consequentemente, sociais) ocorridas, e que transformaram e influenciaram a geração Baby-Boomer. Deu-se, em 1959, o início da Guerra do Vietnam, conflito que colocou na linha de combate a República do Vietnam e os EUA, país que, no mesmo período de tempo, trava uma corrida espacial com a URRS. Outros acontecimentos importantes e influenciadores são: a Construção do Muro de Berlim em 1961; a posse, em 1959, do poder de Cuba por Fidel de Castro; o surgimento da Comunidade Económica Europeia, com o Tratado de Roma de 1957; e a ocupação do Estado de Sudia pela Índia em 1961.
Num outro contexto, a morte de alguns dos mais importantes líderes políticos da história marcou os Baby Boomers tanto pelo lado trágico, como por exemplo, o assassinato de Kennedy em 1968 que quebrou a esperança de mudança americana, como pelo lado polémico, servindo de exemplo a morte de Estaline em 1953, o dirigente da ditadura comunista da URSS e a morte de António de Oliveira Salazar (1970), figura central do Estado Novo Português.
Também a morte do pacifista Martin Luther King, assassinado em 1968, apenas 4 anos depois de receber o Prémio Nobel da Paz, é conhecida como importante para esta geração.
Enquanto isso vivia-se em Portugal um regime político autoritário, relacionado com acontecimentos como a candidatura de Humberto Delgado à presidência, em 1958, como forma de combate a essa mesma ditadura; a Guerra Colonial, entre as Forças Armadas Portuguesas e um grupo de defesa das chamadas “Províncias Ultramarinas”, que se iniciou em 1961 e que só termina aquando do 25 de Abril de 1974. Esta ultima data mencionada, é, sem duvida uma das mais importantes na história do nosso país, na medida em que marca a mudança: foi nesse dia que se deu a Revolução dos Cravos, a revolta contra o regime político do Estado Novo, com o objectivo de libertar Portugal do autoritarismo e criar um novo estado politico livre. Apesar de acontecer no período de tempo associado à Geração X, este acontecimento marca os baby-boomers, pois são eles que sentem as diferenças e as mudanças.
Também em território nacional a entrega do Nobel da Medicina (1949) ao Professor Egas Moniz, a entrada de Portugal para a ONU (1955), o Incêndio no Teatro Nacional D. Maria II (1964) e a Inauguração da ponte Salazar (1966), agora 25 de Abril, são relevantes em diferentes áreas.
Por fim, é necessário indicar o Festival Woodstock, ocorrido nos EUA em 1969, como um acontecimento significativo para a geração Baby-Boomer, a qual começa a dar importância relevante à música popular, e ainda o surgimento da Televisão no ano de 1957, invenção que irá transformar e moldar esta geração.

Conquistas sociais marcantes
Luta das mulheres pelos direitos civis
Implementação de Estado
Protestos
Providência dos direitos sociais como a reforma e a educação
Contestação da Guerra do Vietname
Luta dos negros dos E.U.A pelos direitos civis



Relação com o Mundo do Trabalho


Este grupo, é uma geração habituada a trabalhar desde muito cedo. Sempre se viram, habituados, ao seu próprio dinheiro, não sacrificando assim os seus pais.
Leais ao seu emprego, empenhados, lutadores e de boa relação com o patrão, esta geração ficou marcada, como a de maior força intensiva e explorada neste campo.
De uma forma global, reformados desde cedo, não se conformam com a ideia, querendo continuar a trabalhar, para de uma forma ou de outra, não se sentirem velhos e para poderem satisfazer as suas necessidades básicas financeiras e pessoais. Por outro lado, muitos aproveitam a reforma, para realmente poderem desfrutar do laser, que nunca tiveram e para poderem progredir nos estudos.
Em algumas empresas, muitos deste grupo, depois de reformados, são chamados para o serviço de recrutamento, para poderem dar formação, às novas gerações empregues, também para de uma forma geral, não os fazerem se sentir menosprezados.
Em outros casos, desde sempre que não puderam desempenhar nem trabalhar no emprego com que sempre sonharam, então optam por seguir voluntariado.

Sem comentários:

Enviar um comentário